O dia da Consciência Negra + Show de Talentos
Este ano a lembrança do Dia da Consciência Negra no CEAF ocorreu junto ao Show de Talentos.
No dia 21 de novembro de 2018, quarta-feira pós feriadão, durante uma parte do dia letivo dos três turnos da escola, alunos e convidados apresentaram manifestações artísticas que podiam ou não envolver o tema da questão social do negro no Brasil e no Mundo.
A Consciência Negra é uma expressão que designa a percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmos. Também representa a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social.
A celebração relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Afinal, as gerações de afro-descendentes que sucederam a época de escravidão sofreram diversos níveis de preconceito.
A data foi estabelecida pelo projeto Lei n.º 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, somente em 2011 a lei foi sancionada (Lei 12.519/2011) pela presidente Dilma Rousseff.
A criação de um dia comemorativo da Consciência Negra é uma forma de lembrar a importância de valorizar um povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira.
No dia 9 de janeiro de 2003, a Lei Federal 10.639 instituiu o "Dia Nacional da Consciência Negra", no calendário escolar. Desta maneira, o ensino da cultura afro-brasileira passou a fazer parte do currículo escolar em todo o país.
Durante o período de novembro, diversas atividades e projetos são realizados nas escolas de todo o país para comemorar a luta dos afrodescendentes.
Além disso, tem o intuito de conscientizar a população para a importância desse povo na formação social, histórica e cultural de nosso país*.
Entre os convidados tivemos a apresentação do Grupo de Capoeira do Mestre Jiboia.
Nossos alunos, o grupo Abada Capoeira, a diretora Rita e os professores Cassia, Edith, Lea e Ricardo. |
Também estavam presentes alunos do Colégio Estadual Edmundo Peralta Bernardes, da cidade de Paty do Alferes, que participaram da batalha de Rap.
Tivemos apresentação de música e dança, exposição de desenho, além dos murais da escola afixados com os trabalhos dos alunos desenvolvidos nas aulas de Sociologia, Geografia, História, Artes, Literatura sobre o tema durante o bimestre.
Nossos alunos, a diretora Rita, o ex-aluno Gabriel e a organizadora cultural Damionet |
Nossos alunos, em um momento de descontração, assistindo as apresentações |
Trabalho de Sociologia - Turma 1001 do Ensino Médio Regular |
* Fonte: https://www.todamateria.com.br/consciencia-negra/.
Equipe Ceaf
Comentários
Postar um comentário