Palestra: "Enfrentamento à violência contra mulher"
Integrantes da FMMCrioula e o nosso aluno do 1º ano Eduardo. |
Muita se fala sobre o empreendedorismo na área dos negócios, da relação deste conceito com o Mercado Econômico. Porém, empreender é mais do que ter uma empresa de sucesso.
Entender a amplitude do conceito foi um dos objetivos da atividade que aconteceu nesta quarta-feira, dia 03 de abril de 2019, voltada para as turmas do Ensino Médio Integral com Enfase no Empreendedorismo.
Promovida pelo professor Ricardo Cruz, com o apoio do Rotary Clube de Miguel Pereira, os alunos assistiram a Palestra "Enfrentamento à violência contra mulher", apresentada por algumas das integrantes da FMMCrioula - Frente de Mulheres MAriana Ciroula.
Nossos alunos atentos a palestra acompanhados da professora Edith |
"A Frente de Mulheres Mariana Crioula nasceu após um episodio de violência moral e física que aconteceu na cidade em 2016. Devido ao fato um grupo de Mulheres ocupou a Câmara dos vereadores, munidas de cartazes como forma de repudio.
A partir desse fato, aconteceram inúmeras reuniões onde se decidiu batizar a Frente com o nome de Mariana Crioula, por sugestão de Rosi Stumbo, que foi aceita, por entender a importância histórica dessa Mulher que trazia como jargão “Morrer sim. Entregar nunca!” Uma mulher que foi escravizada e quilombola. Participou e planejou de um dos maiores levantes de pessoas escravizadas no Brasil, junto com Manoel Congo em 1838. Depois de presa foi obrigada a assistir o enforcamento de seu parceiro de “militância” e mantida viva, para servir de exemplo para as outras mulheres escravizadas e assim sofrer as piores violências até sua morte.
A Frente Hoje conta uma diretoria estruturada e em 02 de Dezembro foi fundada de fato pelos tramites legais".
https://frentedemulheresmc.wixsite.com/fmmarianacrioula |
"Temos como missão acolher e empoderar mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero contra a mulher e, promover a prevenção da violência contra mulheres educando para o exercício da cidadania e a promoção de mudanças sociais".
A FMMCRIOULA é uma instituição sem fins lucrativos, apartidária , laica de MULHERES, que atua no enfrentamento à violência contra a mulher e a promoção e divulgação dos preservativos femininos como forma de Empoderamento feminino.
A FMMCrioula se enquadra no que podemos chamar de Empreendedorismo Social, onde as ações são voltadas para buscar soluções de problemas sociais nas sociedades em que estão imersas.
Com a atividade os alunos puderam entender de maneira prática as chamadas "empresas sociais", que visando ou não o lucro, usam a criatividade, a ação coletiva, a sustentabilidade, a inovação para inventar caminhos para importantes questões que atrapalham o desenvolvimento de um gripo social.
Nossos alunos das turmas 1001, 1002, 1003 e 2001 do Ensino Médio Integral assistindo a palestra no salão do Rotay Clube.
Equipe Ceaf
|
Comentários
Postar um comentário