Curso de Iniciação à Educação Financeira


As fotos presentes neste post mostram os momentos iniciais de um curso de Iniciação à Educação Financeira, aplicado pelo professor de matemática Joarez Amaral nas turmas 1001, 1002 do Ensino Médio Regular e da turma 1001 do  Ensino Médio Integral com ênfase no Empreendedorismo de nossa escola.
Iniciado em 29 de outubro e que irá terminar em 23 de novembro próximo. Nesta plataforma as três turmas acima formam uma única turma, proporcionando também uma maior integração.
O curso foi criado na modalidade a distância, através da plataforma aberta Moodle e nela utilizadas técnicas de gamificação com o objetivo de conseguir maior foco e motivação dos alunos e ele pode ser acessado a distância por notebooks, tablets ou smartphones a qualquer momento e em qualquer lugar que o aluno tenha acesso à internet.







Os temas abordados são de Iniciação à Educação Financeira, devido à necessidade de se debater o assunto em escolas e também com o objetivo de exercitar nos alunos uma maior consciência crítica em relação aos principais conceitos financeiros e suas tomadas de decisão, acrescendo-se a isso o fato de que há no Brasil aproximadamente 63 milhões de endividados[1]. Entre os temas discutidos serão abordados: o ato e a importância de poupar, orçamento doméstico, necessidade e consumo, compras à vista e a prazo, endividamento, imprevistos, etc.
Suas dinâmicas foram elaboradas para atividades em quatro blocos de uma semana, sendo que cada semana inicia com um vídeo disparador do assunto e que, após assisti-lo, os alunos respondem algumas perguntas e iniciam um debate no fórum da plataforma Moodle, fazendo suas críticas, concordando, discordando, acrescentando e sugerindo ideias ao comentar e replicar as postagens dos outros alunos.
Todos os vídeos foram elaborados pelo programa de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.


O professor Joarez e a diretora Fátima com os alunos da turma 1001 do Ensino Regular


Deve-se ressaltar também a valiosíssima e fundamental colaboração prestada pelos alunos Paula Costa Duboc da turma 1002 Regular e Breno Ambrósio Carvalho dos Santos da turma Empreendedorismo 1001 na fase inicial do curso, auxiliando ao professor e aos outros alunos a solucionarem os imprevistos que surgiram.

O professor Joarez e a diretora Fátima com os alunos Dhavi e Paula da turma 1002 do Ensino Regular

Os alunos Olívia e Breno da turma 1001 EMP

Este curso faz parte de uma pesquisa de mestrado profissional em Educação Matemática que o professor Joarez Amaral cursa na Universidade Federal de Juiz de Fora e que se encontra registrado em seu Departamento de Ciência da Computação e o mesmo foi também apresentado em congresso nacional de pesquisadores no último dia 03/11/2018 na UFMG em Belo Horizonte, no qual foram ressaltados, entre outros, a relevância do estudo da Educação Financeira na escola, o uso da gamificação como ítem motivador dos estudos e a educação a distância como mais uma forma de estudo a ser explorada.
Esta pesquisa foi desenvolvida sob a orientação da Profª. Drª. Liamara Scortegagna e coorientação do Prof. Dr. Eduardo Barrére, ambos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM/UFJF). 



[1] https://noticias.r7.com/economia/63-milhoes-de-brasileiros-estao-endividados-segundo-spc-13092018


Professor Joarez Amaral

Comentários

  1. Parabéns aos alunos, que aproveitaram essa chance de aprimorar sua visão sobre temas tão atuais e importantes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A história do CEAF - Projeto de Intervenção e Pesquisa 2019

Palestra: "Enfrentamento à violência contra mulher"

O Colégio Estadual Dr. Antônio Fernandes