Curso de Iniciação à Educação Financeira
Iniciado em 29 de outubro e que irá terminar em
23 de novembro próximo. Nesta plataforma as três turmas acima formam uma única
turma, proporcionando também uma maior integração.
O
curso foi criado na modalidade a distância, através da plataforma aberta Moodle
e nela utilizadas técnicas de gamificação com o objetivo de conseguir maior
foco e motivação dos alunos e ele pode ser acessado a distância por notebooks,
tablets ou smartphones a qualquer momento e em qualquer lugar que o aluno tenha
acesso à internet.
Os temas abordados são de Iniciação à Educação Financeira, devido à necessidade de se debater o assunto em escolas e também com o objetivo de exercitar nos alunos uma maior consciência crítica em relação aos principais conceitos financeiros e suas tomadas de decisão, acrescendo-se a isso o fato de que há no Brasil aproximadamente 63 milhões de endividados[1]. Entre os temas discutidos serão abordados: o ato e a importância de poupar, orçamento doméstico, necessidade e consumo, compras à vista e a prazo, endividamento, imprevistos, etc.
Suas dinâmicas foram elaboradas para atividades em quatro blocos de uma semana, sendo que cada semana inicia com um vídeo disparador do assunto e que, após assisti-lo, os alunos respondem algumas perguntas e iniciam um debate no fórum da plataforma Moodle, fazendo suas críticas, concordando, discordando, acrescentando e sugerindo ideias ao comentar e replicar as postagens dos outros alunos.
Todos os vídeos foram elaborados pelo programa de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.
Todos os vídeos foram elaborados pelo programa de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.
O professor Joarez e a diretora Fátima com os alunos da turma 1001 do Ensino Regular |
Deve-se ressaltar também a valiosíssima e fundamental colaboração prestada pelos alunos Paula Costa Duboc da turma 1002 Regular e Breno Ambrósio Carvalho dos Santos da turma Empreendedorismo 1001 na fase inicial do curso, auxiliando ao professor e aos outros alunos a solucionarem os imprevistos que surgiram.
O professor Joarez e a diretora Fátima com os alunos Dhavi e Paula da turma 1002 do Ensino Regular |
Os alunos Olívia e Breno da turma 1001 EMP |
Este curso faz parte de uma pesquisa de mestrado profissional em Educação Matemática que o professor Joarez Amaral cursa na Universidade Federal de Juiz de Fora e que se encontra registrado em seu Departamento de Ciência da Computação e o mesmo foi também apresentado em congresso nacional de pesquisadores no último dia 03/11/2018 na UFMG em Belo Horizonte, no qual foram ressaltados, entre outros, a relevância do estudo da Educação Financeira na escola, o uso da gamificação como ítem motivador dos estudos e a educação a distância como mais uma forma de estudo a ser explorada.
Esta pesquisa foi desenvolvida sob a orientação da Profª. Drª. Liamara Scortegagna e coorientação do Prof. Dr. Eduardo Barrére, ambos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM/UFJF).
[1] https://noticias.r7.com/economia/63-milhoes-de-brasileiros-estao-endividados-segundo-spc-13092018
Professor Joarez Amaral
Parabéns aos alunos, que aproveitaram essa chance de aprimorar sua visão sobre temas tão atuais e importantes.
ResponderExcluir