Cinema para o Integral - o Filme: "O primeiro da classe".


As professoras Maryangela, Deise, Lucia e Tatiana, com o apoio das professoras Luciana, Lea e Simone, exibiram o Filme: "O primeiro da classe" (trailer do filme) para os alunos das turmas 1001, 1002, 1003 e 2001 do Ensino Médio Integral com ênfase no empreendedorismo na aula do dia  22 de maio, quarta-feira.


O filme "Front of the Class", trata-se de um drama norte-americano de 2008. A história se alterna em dois momentos da vida de Brad, no início da fase da adolescência, com 12 anos de idade e também sua fase adulta.
Nesses dois períodos do filme são retratados sua luta para lidar com a Síndrome de Tourette*. Na escola sofre constante Bullying dos colegas de classe e incompreensão dos professores. Esses não entendem suas estereotipias e tiques constantes, sendo movimentos físicos e vocais involuntários.
O filme é uma história real que foca nas dificuldades de pessoas acometidas com a síndrome de Tourette de viver em sociedade. Diante de preconceitos, olhares curiosos e por vezes sendo vítima do fenômeno do bullying, tão atual nos dias de hoje.

 
A atividade teve por objetivo ilustrar as discussões que vem ocorrendo nas aulas durante esse ano letivo sobre o Bullying.
O Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
Muito comum nos ambientes escolares, o assunto sempre é destacado em muitas aulas e projetos de nossa unidade escolar.


*A Síndrome de Tourette trata-se de um transtorno neuropsiquiátrico hereditário que se manifesta durante a infância. É uma espécie de curto-circuito entre as sinapses dos neurônios, provocando diversos tiques físicos e movimentos estereotipados, além de pelo menos um tique vocal. Numa forma ainda mais rara, possui sintomas como a Coprolalia, que é a vocalização de termos obscenos ou afirmações depreciativas e socialmente impróprias.
Assim como as grandes síndromes psiquiátricas, não existe cura, tratando-se de uma síndrome crônica tratada atualmente com o uso de psicofármacos. Nestes destacamos o uso de ansiolíticos para reduzir a ansiedade do paciente, pois em momentos que se sente ansioso e pressionado, este é o gatilho para o desencadeamento dos sintomas da síndrome. (fonte: http://psicologiafacil.com.br/filme-o-primeiro-da-classe/)
Equipe Ceaf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história do CEAF - Projeto de Intervenção e Pesquisa 2019

Palestra: "Enfrentamento à violência contra mulher"

O Colégio Estadual Dr. Antônio Fernandes