Instituições Sociais e Memória

As alunas Stephanie, Carla, Lohana, Ana Paula e Julia falaram de forma emocionante sobre o trabalho realizado pelo SASE - Paty de Alferes, imstituição que cuida de idosos.


Nesta quinta-feira, dia 27 de junho, os alunos da turma 3002 do Ensino Médio Regular apresentaram na aula de Sociologia da professora Ana Beatriz o trabalho de pesquisa sobre algumas instituições sociais do município de Miguel Pereira e Paty do Alferes.


Os alunos Laisa, Nathalia, Evelin e Felipe apresentaram um pouco da história da Prefeitura de Miguel Pereira como instituição e falaram das ações presentes e futuras da atual administração.

Hospitais, abrigos, orfanatos, escolas são algumas das instituições sociais que possivelmente existem em nossa cidade e onde podemos ver o poder e as relações políticas acontecer. Mas será que já paramos para pensar o quanto sabemos delas?
A ideia desse trabalho foi a que os alunos pudessem responder a seguinte pergunta: Como a instituição social visitada e estudada marca e marcou a vida política e social da cidade?
Pesquisando a história, o funcionamento, a importância e a relação com o poder político (tema do bimestre em Sociologia) os alunos apresentaram suas conclusões na aula desta quinta-feira. 


Os alunos Luciano, Giovanna, Gabriel e Calebe apresentaram a importância do Hospital Luiz Gonzaga para os dois municípios desde o tempo da Fundação Miguel Pereira.
Em grupos eles  coletaram depoimentos e fotos da instituição e perceberam em seu estudo como cada sabia pouco do assunto. O quanto muitas vezes instituições publicas não são abertas a comunidade ou o quanto a comunidade não as frequenta como deveria.
Como dificuldade de acesso ao hospital, a prefeitura e a igreja para realizar a pesquisa entenderam que há algumas barreiras para falar sobre o poder em nossa sociedade.


Os alunos Gustavo, Moyses, João Victor e Nathan apresentaram o trabalho sobre uma instituição religiosa. Escolheram a Igreja Católica Santo Antônio da Estiva. 
 Entretanto observaram também que muitas instituições não conseguem funcionar sem a participação do poder público e da comunidade local. No caso do SASE, uma instituição para acolhimento e cuidado com idosos, que funciona a 60 anos no município de Paty do Alferes a visita é aberta a população e os idosos ali presente precisam de ajuda material quanto imaterial (através da interação e carinho que a comunidade pode doar a eles).


Os alunos Higor, Hideki, Kawan e Matheus falaram sobre uma instituição para menores, destacaram o trabalho Associação Cultural Santo Expedito, localizada em Paty do Alferes.

Observação:
Para ajudar a Associação Santo Expedito e o SASE Paty do Alferes entre em:
AC Santo Expedito
Amor e vida SASE Paty do Alferes

Equipe Ceaf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história do CEAF - Projeto de Intervenção e Pesquisa 2019

Palestra: "Enfrentamento à violência contra mulher"

O Colégio Estadual Dr. Antônio Fernandes