Reciclando - Empreendedorismo 2019


No dia 25 de junho de 2019, terça-feira, a professora Edith desenvolveu um trabalho ligado a reciclagem com a turma 2001 do Ensino Médio Integral com ênfase no empreendedorismo.
No trabalho os alunos tiveram que Criar Brinquedos Com Garrafas  PET usadas. A professora tinha por objetivo aguçar a criatividade e a iniciativa dos alunos, além de reforçar o trabalho em grupo e dar mais informações sobre as questões ligadas ao meio ambiente.
 

Tal atividade é mais um trabalho executado no CEAF no mês dedicado a conscientização em relação a depredação e conservação do Meio Ambiente. Ele faz lembrar que o lixo é um grande problema na sociedade humana, e que este deve ser tratado com maior prudência, pois compromete as reservas de recursos naturais, além de poluir e comprometer outros ambientes.


Na lista dos brinquedos com material reciclado, a garrafa PET é um dos materiais que rende muitas ideias, e que também possibilita recriar algum brinquedo que recorde a infância dos alunos e de tempos em que a internet e as tecnologias não dominam o mundo.



Pensar no uso do plástico nesse momento é muito importante pois, segundo a ONU, ele é o maior desafio ambiental do século XXI. Responsável pela morte de cerca de 100 mil animais marinhos a cada ano, refletir sobre como reduzir o consumo é algo urgente. (Mais informações em https://economia.estadao.com.br/blogs/ecoando/plastico-e-o-maior-desafio-ambiental-do-seculo-xxi-segundo-onu-meio-ambiente/)

Tudo isso também vai de encontro Lei Estadual nº 8.006/18, que entra em vigor no dia 26 de junho de 2019, e que proibi os supermercados do Estado do Rio de Janeiro de oferecer sacos ou sacolas plásticas descartáveis aos clientes. Os estabelecimentos deverão oferecer sacolas confeccionadas com materiais recicláveis ou biodegradáveis.
O estado do Rio de Janeiro consome 4 bilhões de sacolas plásticas por ano. E para ajudar na conscientização da sociedade sobre o malefício que as sacolas plásticas trazem para o meio ambiente e incentivar a mudança de hábito no consumidor, a Associação de Supermercados do Estado  (Asserj) lançou a campanha Desplastifique Já!
O presidente da Asserj, Fábio Queiróz, afirma que a maioria dos supermercados vai cobrar pela sacola biodegradável “como forma de desincentivar o consumo”. Ainda segundo ele, a lei não determina a gratuidade. (Saiba mais em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-06/lei-que-proibe-sacolas-plasticas-comeca-valer-amanha-no-rio)


Equipe Ceaf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história do CEAF - Projeto de Intervenção e Pesquisa 2019

Palestra: "Enfrentamento à violência contra mulher"

O Colégio Estadual Dr. Antônio Fernandes